Como funciona o nosso monitoramento 24 x 7 x 365 do seu ambiente de TI

À medida em que a empresa cresce, aumenta o volume de dados e o ambiente de TI como um todo, tornando-se importante manter o ambiente sob vigilância especializada.

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para todas as empresas: o monitoramento 24 x 7 x 365 no ambiente de TI.

À medida em que a empresa cresce, e, com ela, aumenta o volume de dados e o ambiente de TI como um todo, os processos vão se tornando mais complexos, não é mesmo? E caso não haja um acompanhamento constante deles, a sua empresa pode perder três ativos importantes: dados, clientes e dinheiro.

Então, como manter sob controle todo esse volume de modo que possa mitigar riscos e perdas? Será que existe uma solução para isso?

Pois saiba que essa solução existe e se chama monitoramento 24 x 7 x 365. No post de hoje você vai entender:

Vamos lá?

Por que monitorar o ambiente de TI?

O monitoramento do ambiente de TI é necessário por uma simples questão: a prevenção.

Ter o máximo de controle sobre a infraestrutura, garantindo a alta disponibilidade de sistemas e aplicações deveria ser a preocupação de toda empresa que queira evitar e minimizar riscos. 

Quando a equipe de TI monitora tudo o que ocorre no ambiente tecnológico, muitos problemas podem ser prevenidos ou prontamente solucionados, tais como:

Resumindo: investir em monitoramento do ambiente de TI – o monitoramento 24 x 7 x 365 – é fundamental para um bom NOC (Network Operations Center), resultando, ainda, na garantia do TCO (Total Cost of Ownership), que é a receita financeira estipulada para o departamento de TI. 

Motivos de sobra para garantir o monitoramento, não é mesmo?

O que é o monitoramento 24 x 7 x 365 da Flowti?

O monitoramento 24 x 7 x 365 aqui da Flowti – é um tipo de solução de suporte para a área de TI.

 

Na prática, a sua empresa terceiriza a nossa equipe para realizar um monitoramento no ambiente de TI 24 horas por dia, durante 7 dias na semana e 365 dias por ano – 366, em caso de ano bissexto. 

Ou seja, é um suporte que não pára, e, se ocorrer algum incidente na infraestrutura de TI, a nossa equipe fornece o apoio necessário à sua empresa, seguindo procedimentos e/ou combinados realizados previamente, como, por exemplo:

Para que esse serviço funcione corretamente, a Flowti utiliza soluções para o monitoramento dos ativos de TI tendo 3 pilares fundamentais:

  1. Pessoas;
  2. Processos;
  3. Ferramentas. 

Os processos, então, são mapeados, documentados e disponíveis para os profissionais executarem à medida que recebem eventos identificados pelas ferramentas, as quais monitoram os servidores e serviços  de acordo com as diretrizes e os níveis de decisão que cada incidente necessitar.

Para quais empresas o monitoramento 24 x 7 x 365 é indicado?

O monitoramento 24 x 7 x 365 é geralmente indicado para empresas que possuem uma infraestrutura de TI muito crítica ao negócio, e, cuja parada (por menor que ela seja), possa significar perdas – seja na qualidade, na parte financeira e, em alguns casos, até mesmo de vidas.

É o caso, por exemplo, do setor hospitalar, do setor industrial, de e-commerces e de outros nichos de mercado que necessitam de um controle bem definido para que os riscos no ambiente de TI sejam reduzidos ao máximo.

Quais são os benefícios do monitoramento 24 x 7 x 365 na infraestrutura de TI?

Os riscos diminuem

Como já dissemos, esse é um dos principais objetivos do monitoramento do ambiente de TI.

Ao contar com uma equipe de suporte especializada e com ferramentas de gestão e monitoramento dedicadas, os riscos são prontamente identificados e sanados – aliás, muitos são resolvidos antes mesmo que os usuários finais percebam.

Outra vantagem é que se a quantidade de aplicações, usuários ou até de chamadas da empresa diminuírem ou aumentarem em determinadas épocas, não será preciso contratar equipe extra ou demitir colaboradores. Basta acrescentar esse item no contrato entre a empresa e a terceirizada para que essa demanda seja suprida sem que comprometa o monitoramento.

Correção eficiente de vários problemas em menor tempo

O monitoramento terceirizado do ambiente de TI torna mais rápida a identificação e correção de vários problemas que possam estar acontecendo ao mesmo tempo. 

Em outras palavras, é um monitoramento altamente eficiente, já que os softwares específicos que são utilizados para essa finalidade rodam scripts que prontamente identificam falhas, oferecendo soluções imediatas.

Um exemplo de software de monitoramento é o Splunk. 

A segurança aumenta na infraestrutura de TI

Ao monitorar 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano (366, considerando os anos bissextos), a segurança no ambiente de TI se eleva a um alto nível, caracterizando-se como uma verdadeira gestão dos eventos.

Na prática, com o monitoramento e a proteção do hardware e dos softwares, a segurança da informação fica mais robusta, pois haverá um mapeamento completo que não apenas evita grandes falhas como também avalia o desempenho dos equipamentos da empresa.

Rápida identificação dos impactos no negócio

O monitoramento em tempo real e integral proporciona à empresa uma visão global de seu ambiente de TI, permitindo uma avaliação mais completa de todos os impactos positivos e negativos causadas no empreendimento. 

Desse modo, a gestão da empresa se beneficia, pois consegue tomar decisões mais rapidamente. 

Aumenta a produtividade da equipe de TI da empresa

O monitoramento 24 x 7 x 365 acompanha o crescimento do volume de dados da empresa e desafoga a equipe interna, deixando-a bem mais produtiva e disponível para trabalhar focada no core business.

Quer um exemplo? 

Vamos supor que você tenha um e-commerce. Nesse caso:

Criação de uma cultura Data Driven na empresa

O pleno monitoramento da infraestrutura de TI ajuda na criação de uma cultura Data Driven, ou seja, orientada a dados. 

Afinal, um ambiente de TI saudável e com bom desempenho é um elemento importante na criação de estratégias para o crescimento da empresa. E à medida que sua empresa cresce, ela precisa de um ambiente cada vez mais monitorado para oferecer a melhor experiência possível aos clientes final, certo?

Diminuem as horas extras da sua equipe de TI

Hora extra e TI costumam ser assuntos que se complementam em seu negócio? Isso pode acabar com o monitoramento terceirizado.

Afinal de contas, os seus colaboradores contam com uma equipe terceirizada que apresentam alertas e indicativos bem mais rapidamente, e, na maioria dos casos, fora do horário de expediente da empresa.

Quais sãos os diferenciais da Flowti ao realizar o monitoramento TI de seus clientes?

A solução de monitoramento 24 x 7 x 365 da Flowti fornece tanto as ferramentas mais modernas quanto uma equipe completamente preparada para garantir esse controle e suporte contínuos a ambientes de TI.

Na prática, quanto ao suporte, eis os benefícios e diferenciais da Flowti:

Vantagens do monitoramento da Flowti:

E então, preparado para manter o seu ambiente de TI monitorado todos os dias, sem pausa para descanso?

Solicite o contato de um especialista da Flowti. Temos soluções de monitoramento que se encaixam perfeitamente em seu negócio!

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!